sábado, 13 de agosto de 2011

#175 - Persiadeas

Hoje a postagem é bem, bem, bem diferente do comum:

Persíadeas


Uma vez a cada muito, muito tempo, o Guitarras e Nanquim também é cultura, e hoje falarei um pouquinho sobre as Perseídeas, Perseidas ou Perséiades, chame como quiser.

Se trata de uma chuva de meteoros que ocorre com uma certa frequência e tem esse nome pois as !estrelas cadentes" parecem estar vindo da constelação de Perseu.

Até onde eu tinha me informado, a chuva de meteoros ocorreria aproximadamente às 3 da manhã, mas por vários motivos como a posição, ilumação, entre outros, só consegui enxergar duas estrelas cadentes, mas muito maiores e duradouras do que as convencionais...mas, valeu o tempo perdido.

Definição retirada do Wikipédia:


"As Perseidas ou Perséiades são uma prolífica chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle. São assim denominadas devido ao ponto do céu de onde parecem vir, o radiante, localizado na constelação de Perseus. As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra atravessa um rasto de meteoros. Neste caso o rasto é denominado de nuvem Perseida e estende-se ao longo órbita do cometa Swift-Tuttle. A nuvem consiste em partículas ejectadas pelo cometa durante a sua passagem perto do Sol. A maior parte do material presente na nuvem actualmente, tem aproximadamente 1.000 anos. No entanto, existe um filamento relativamente recente de poeiras neste rasto proveniente da passagem do cometa em 1862."



Até amanhã!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário