quinta-feira, 11 de outubro de 2012

#571 - Yume Nikki

Bem, ultimamente tenho jogado vários jogos aqui no pc, então o tema está um pouco mais constante por aqui no blog, e dessa vez trago um que me indicaram várias vezes, e quando baixei não me arrependi. Apesar de curto, bem proveitoso.

Yume Nikki


Yume Nikki (Diário dos Sonhos), mais um jogo feito pelo RPG Maker, assim como Ib , e que me entreteve bastante durante seu curto tempo de jogo. Em um dia é possível finalizar o jogo e ainda ver algumas coisas extras interessantes.


Apesar do jogo ser facilmente finalizado, a graça dele não é essa, e sim você explorar todas as possibilidades desse mundo confuso e bizarro.

Em Yume Nikki, você é apresentado a Madotsuki, uma garota que mora sozinha em um apartamento e não sai do seu quarto, a não ser as raras vezes que vai para a varanda. Ela possui apenas uma estante de livros, uma televisão, um vídeo game e uma cama, fora sua escrivaninha onde ela anota os relato sobre seus sonhos.

Bem, no jogo, você é apresentado logo ao sistema de jogabilidade, você tem que ir dormir e escolher uma das várias portas em seu sonho para visitar vários lugares bizarros, você pode se acordar com um beliscão a qualquer momento apertando 9, e  existem vários efeitos para serem coletados e ativados pelo menu, os quais trazem habilidades ativadasa apertando 1.


Você vai se perder. Isso não é uma possibilidade, e sim uma certeza. Enormes mapas que se repetem infinitamente, muitas vezes escuros ou com coisas que te atrapalham e te ajudam a se perder mais e mais. Preste bastante atenção em coisas marcantes no cenário, elas podem te servir de guia para encontrar os npcs que te dão os efeitos. Pelo menos você não morre, já que se trata de um sonho, o máximo que ocorre são umas mulheres estranhas te teletransportando para lugares de onde não dá pra sair, aí você tem que se acordar.

Muitas vezes as formas de andar por aí e/ou encontrar os efeitos não é tão óbvia, mas legal é assim mesmo.
O jogo muitas vezes quebrará sua cabeça para conseguir um ou outro efeito, mas no geral é bem fácil, e você encontra algumas coisas interessantes pelo caminho, e as vezes fora do caminho.

É um mundo aberto, então explore, refaça coisas, já que há eventos que só ocorrem de vez em quando, e não finalize de uma vez. Para finalizar basta conseguir os 24 efeitos e dropá-los com o botão 5 na sala das portas.


Bem, durante o jogo você vê umas coisas legais e bizarras, por que a Madotsuki não tem sonhos muito normais, inclusive alguns eventos especiais, como por exemplo:

- Existe um iglu no mundo da neve que te leva para uma ilha com um balão rosa no fim do caminho, se você interagir com ele, você será transportado para ao lado de um balão azul no mar, e, se você andar um bocadinho vai achar um verde, que te transporta para um amerelo numa ilha onde tem uma casa no meio.

- Não dá pra interagir com nada da casa fora o interruptor da luz, mas se você tiver sorte, pode ocorrer uma coisa legal com a garota que está lá na hora que você desliga a luz. É dificil ocorrer, por isso fique entrando na casa e desligando várias vezes até ocorrer, comigo demorou umas 20 vezes, mas é bem legal o resultado.


Enfim, baixem, é uma diversão bem interessante, e o fim do jogo é bem bacana, mas não darei spoilers.


Link de download: http://www.4shared.com/rar/1piNGxGw/YN_online.html


Finalizando com esse crossover épico de Yume Nikki e Ib que encontrei:


Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário