sábado, 26 de março de 2016

[Anime] JoJo's Bizarre Adventure - Phantom Blood/Battle Tendency - Músculos, Rock e muitas Poses

Como a Parte 4 de JoJo's Bizarre Adventure iniciará seus lançamentos no dia 1º, venho aqui fazer um review das 3 partes anteriores antes de comentar semanalmente os novos lançamentos.

Reservarei uma postagem só para Stardust Crusaders (Parte 3), pois é maior do que as duas primeiras partes juntas, e pretendo lançar esta semana ainda.



A Bizarra Aventura do Mangá ao Anime.

JoJo no Kimyo na Bouken ou JoJo's Bizarre Adventure ou ainda abreviado para somente JoJo, de autoria de Hirohiko Araki , iniciou sua história na Shonen Jump em 1986, ficando lá até 2004 quando foi transferido para a Ultra Jump.

Iniciando-se apenas como mais um mangá de ação genérico com muitas referências a bandas de Rock, aos poucos, o mestre Araki foi desenvolvendo-o e criando seu próprio grande universo compilado de histórias e temáticas únicas que o levaram a se tornar um dos mangás mais longos e mais vendidos do Japão.

As habilidades bizarras, poses exageradas, muitas referências, e, principalmente, a forma com que cada arco basicamente é um mangá inteiramente novo, contando com um novo protagonista e temáticas totalmente diferentes, são provavelmente o segredo do sucesso da saga.

As poucas tentativas de adaptar o mangá para animações não deram exatamente muito certo, provavelmente a melhor adaptação que existiu por muito tempo foi o jogo de luta JoJo's Bizarre Adventure: Heritage for the Future. Isso até, em 2012, iniciar-se o lançamento do que provavelmente será a versão definitiva de Jojo nos animes.

Ao contrário das antigas tentativas, que normalmente adapatavam a mais famosa saga, Stardust Crusaders, o anime de 2012 começa seguindo fielmente o mangá, e com um visual bem repaginado, pra compensar o traço fraco do Araki na época (que foi melhorando exponencialmente e atualmente é incrível).


Phantom Blood: A história do herói clássico.

Na primeira parte de JoJo somos apresentados a Jonathan Joestar, primeiro Jojo a ter sua bizarra aventura acompanhada, na Inglaterra do século XIX,  e Dio Brando que são unidos através de uma divida moral entre seus pais, sendo assim, Dio é criado pela rica família Joestar.

Desde o início, Dio se comporta como um clássico vilão, arruinando a vida de Jonathan sendo melhor que ele em tudo e armando as coisas pelas costas, enquanto JoJo é o clássico herói de pura moral, o Superman dos JoJos.

Ao avançar a história, temos apresentado o fato de que uma das relíquias possuídas pela família Joestar é uma máscara capaz de transformar pessoas em vampiros, e Dio rouba a máscara para si se tornando um poderoso vampiro com uma grande quantidade de poderosos servos, e então matando Jorge Joestar, pai de Jonathan.

A partir daí, JoJo encontrará William Zeppeli que o ensinará a técnica do Hamon, apenas mais um poder genérico como cosmo, ki, chakra e similares, que, coincidentemente, é a única forma efetiva em que conseguem pensar para derrotar Dio.

O resto da história assistam, não quero entregar tudo.



Músculos e Poses em FullHD.

No anime temos uma  ótima adaptação da história, sem cortes, até por que, as primeiras duas partes do mangá são bem curtas, não havia necessidade de cortes. A censura incomoda alguns, mas se for baixar ou comprar a versão do Blu-Ray você não vai ter problemas com isso.

Definitivamente a evolução do traço do mangá pro anime é algo salvador, já que a falta de proporção e noções de anatomia no mangá resulta em umas coisas bem escrotas.

A trilha sonora é outro ponto alto, uma abertura que no começo se estranha um pouco por ser toda em CG, mas em conjunto com aquela música viciante é simplesmente perfeita. O encerramento é o épice de tudo, sendo a música Roundabout da conceituada banda Yes, que faz parte das bandas amadas pelo autor, que, por sinal, é viciado em colecionar albuns.

Os 13 primeiros episódios nos guiam muito bem pela jornada ja feita no mangá e encerram-se com o aparecimento de Joseph Joestar, protagonista que nos acompanhará nos próximos 13 episódios, no arco Battle Tendency.






 Battle Tendency:  Adrenalina e Cyborgues Nazistas

Bastante tempo depois dos eventos de Phantom Blood, agora em 1938, somos apresentados ao neto de Jonathan, Joseph Joestar. Neste momento, é notável como cada arco se trata de uma coisa totalmente nova, Joseph é bem mais extrovertido e brincalhão do que Jonathan, chegando até a ser bem desonesto e enganador em prol de um bom objetivo, fora também que a nova ambientação e época, agora nos Estados Unidos, faz com que o ar do novo arco seja totalmente diferente.

A nova trama tem como ligação ao arco antigo não somente os laços entre os protagonistas,  mas também a Máscara de Pedra. Aquela máscara que transformou Dio em vampiro, é descoberto que ela  vem de uma cultura antiga, os Homens do Pilar, cada um ainda mais poderoso que Dio e seus vampiros, MUITO mais poderoso.

Um grupo de nazistas fazem estudos de como utilizar o poder dos Homens do Pilar a seu favor e mantém
Speedwagon, amigo da época de Jonathan. Sendo assim, Joseph infiltra-se na base e presencia um massacre feito quando acordam o Homem do Pilar chamado Santana.

Assim que conseguem fugir do local, Joseph se dirige a Roma onde vai treinar com Caesar Zeppeli, neto de William Zepelli (coincidência?? nah). Enquanto isso, 3 Homens do Pilar extremamente poderosos são libertados Wamuu (Wham!), Esidisi (AC/DC) e Kars (The Cars).

O objetivo de Kars, que lidera os Homens do Pilar, é encontrar a Pedra Vermelha de Aja, a qual, segundo ele, tem a habilidade de torná-los formas de vida perfeitas. A Pedra Vermelha de Aja está em pose de Lisa Lisa, uma poderosa usuária de Hamon que vai guiar Caesar e Josepsh em seu treinamento para derrotar os homens do pilar.

O resto se desenvolve de maneira bem interessante, incluíndo a transformação do líder do grupo de nazistas num cyborg com um canhão no peito, mas não darei mais spoilers.



Finalização digníssima.

A segunda parte de JoJo's Bizarre Adventure se mantém no mesmo nível de fidelidade que a primeira, o que definitivamente é muito bom.

Nota-se que temos muito mais poses nessa parte, poses exageradas mesmo, mas que dão personalidade ao anime. Também algo bem próprio da saga é a mudança da paleta de cores dos personagens, no mangá está ocorre nas capas, que variam muito as cores dos personagens, no anime, adaptaram isso colocando várias cenas onde tanto os personagens como o ambiente são imersos em cores diferentes.

A trilha sonora também se mantém muito boa, embora sem o direito a uma referência internacional como a primeira. Apostaram novamente numa abertura em CG, e novamente dá certo.



Opinião Final.


Mesmo sendo bem diferente do que o que gerou o sucesso de JoJo, já que o mangá apenas toma sua verdadeira fórmula a partir da Parte 3, quando os Stands são introduzidos no lugar do Hamon, a primeira temporada do anime (partes 1 e 2) é  muito boa e vale a atenção.

Apenas não se apeguem demais ao Hamon, por que os Stands vem por aí, assim que eu fizer a postagem sobre a Parte 3, Stardust Crusaders.




Se pretendem baixar, infelizmente não tenho no meu HD, mas aqui deixo um link para um site que legendou o anime: https://punchsub.zlx.com.br/#listar/318/episodios/sd/1




Nenhum comentário:

Postar um comentário