domingo, 15 de maio de 2016

[Jogos] Warcraft: Orcs & Humans

Com a estreia do filme Warcraft se aproximando, nada mais justo do que vir aqui falar um pouco do jogo que vai ser adaptado neste. Então, apresento-lhes a Warcraft: Orcs & Humans, jogo que seria o início de uma das maiores franquias de jogos da história.


A era dos RTSs.

Apesar de surgirem em 1981 com Utopia, a década de 90 foi a grande explosão dos RTSs (Real Time Strategy, ou Estratégia em Tempo Real), jogos que seguem um modelo de  simulação de guerra na qual o foco é a construção de estruturas e unidades, utilizado de recursos adquiridos, para implementar uma base estratégica e com seu exército derrotar seus inimigos ou completar objetivos específicos.

Em 1994, a empresa Blizzard, que até o momento  havia lançado apenas 5 jogos, com destaque especial para The Lost Vikings, Blackthorne e  Rock n'Roll Racing, lança  Warcraft: Orcs & Humans, primeiro dos  hits que  elevaram o status da empresa, e um dos principais responsáveis pela explosão dos RTSs, junto do famoso Command & Conquer lançado um ano depois pela Westwood.

O jogo viria então ser  o arauto da vinda de Warcraft II: Tides of Darkness e Starcraft, jogos que definiriam a Blizzard por longos anos como  uma empresa quase totalmente focada nos RTSs.


Inovando em Jogabilidade.

Logo de cara, em Orcs & Humans temos essa divisão de raças, o que não quer dizer que uma ou outra esteja certa, temos um jogo no qual podemos jogar com uma das duas raças principais, e a equipe teve todo um trabalho para fazer com que ambos tenham estruturas e unidades com status semelhantes mas peculiaridades para cada raça tentando fazer um equilíbrio *que era quebrado com os demônios roubados nada equivalentes com os elementais de agua*.

O jogo, ao contrário a maioria de seus antecedentes onde muitas vezes produzir um tipo só de unidade era efetivo, forçava você a explorar diferentes formações de unidades, aproveitando-se do quase-balanço do jogo. E,também ao contrário da maioria dos seus antecessores, explorava diferentes tipos de missões, não apenas construir uma base do zero e enfrentar seu inimigo,  haviam missões de resgate e também missões onde sua base já era preestabelecida.

Depois de finalizado, o jogo ainda se mantinha interessante contando com multiplayer e editor de mapas que para época eram bem eficientes. O jogo também se mantinha interessante por que a Inteligência Artificial (AI) da máquina era muito boa, tornando as partidas  agradavelmente difíceis, sendo sempre um desafio. A AI não se resumia a ficar atacando sua base sempre que possível, ela  analisava sua base furtivamente e explorava suas fraquezas, fora o fato de sempre ter mais recursos.



O Início de um Grande  Épico.

Warcraft: Orcs & Humans marca o início de uma grande franquia que se desenvolveria por mais dois jogos RTS, cada um com respectivas expansões e depois ganharia  a continuação do seu universo no MMORPG (Massive Multiplayer Online Role Playing Game), World of Warcraft, que continua até hoje desenvolvendo a longa história do universo criado em 1994.

No jogo original nós somos apresentados inicialmente ao conceito de que há dois mundos, Azeroth onde inicialmente habitam os humanos e Draenor onde inicialmente habitam os orcs. Todo o foco do jogo é o desenvolvimento da Primeira Guerra, que consiste na invasão da Horda dos Orcs ao reino de Azerot dos humanos.

No meio tempo, é visto que que tudo ocorre devido a uma aliança entre o bruxo orc Gul'dan e o poderoso mago humano Medivh, corrompido pelo General Demoníaco Sargeras, que abrem um portal entre os dois mundo e, com Gul'dan tendo corrompido grande parte dos orcs, executam uma invasão com objetivo de dominar Azeroth destruindo os humanos.

Isso não ocorre completamente por que há conflitos internos na Horda, nem todos seguem Gul'dan, com destaque ao clã dos Lobos de Gelo, liderado por Durotan, figura importante na trama e amigo de Orgrimm Doomhammer, líder da horda após derrotar o antigo líder corrompido por Gul'dan, Blackhand.

Com vários conflitos menores ocorrendo, o fim do jogo nos mostra a Horda vencendo, mas parte dos humanos fugindo para a região de Lordaeron. Com isso, os bruxos iniciam seus estudos do portal negro. e temos uma abertura para o que está por vir na continuação.

Esse foi um grande resumo da história, especialmente pra não  ter spoilers dos cenários individuais que formam o grande cenário, e também por que alguns detalhes foram sendo corrigidos na história dos jogos subsequentes para que condizessem com a história que estaria por vir.


Conclusão.

Bem, o jogo é bem datado, mas não deixará nunca de ser um clássico e ter tido uma importância enorme na história dos jogos. Você não necessita nem jogar, mas se informar sobre este antes de jogar suas sequências é muito bom.

Vamos ver se o filme que está por vir se mantém fiel a esse clássico. Até agora, tudo mostrado nos trailers condiz fielmente com o jogo, e, mostra como a Blizzard sempre foi um passo à frente nos seus efeitos, bastando ver os cinematics de qualquer dos seus jogos que sempre foram incríveis para suas épocas de lançamento.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário